Atualizado em 5 dezembro, 2023 às 12:05:55

Sobre nós

Hospital Dom Tomás

O Hospital Dom Tomás (HDT) é uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), e referência, no sertão de Pernambuco, para o tratamento de neoplasias malignas.

O HDT tem como mantenedora a Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI), organização filantrópica, sem fins lucrativos, situada em Petrolina/PE, e certificada pelo Ministério da Saúde com o CEBAS (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social).

A APAMI foi fundada em 1948, e há 24 anos implantou o serviço de oncologia, atitude pioneira na região para o tratamento do câncer, realizando quimioterapias e assistindo centenas de pacientes, inclusive crianças.

O HDT atende a uma área de cerca de 55 municípios, considerando as 3 (três) Gerências Regionais de Saúde do sertão de Pernambuco (7ª, 8ª e 9ª) e os pacientes oriundos dos municípios do norte baiano, que juntos totalizam uma população estimada em 2 milhões de habitantes da Rede PEBA.

Diretamente, são atendidos 1.500 pacientes/mês oriundos do SUS, e outros 18 mil são atendidos em seguimento.

É campo de estágio para estudantes de instituições de ensino públicas e privadas.

Nossa história

Antecedentes Históricos – Pioneirismo

A APAMI, como instituição, nasceu em 15 de agosto de 1948, com o objetivo de proporcionar atendimento médico assistencial às gestantes carentes, para que elas tivessem um pré-natal seguro. Além de garantir a saúde da gestante e de seu feto, encarregava-se de realizar o parto e o acompanhamento do recém-nascido gratuitamente.

Ao longo dos anos, a APAMI ampliou significativamente o seu raio de ação. É importante ressaltar como uma das características mais marcantes da instituição o pioneirismo, como podemos observar pelas ações a seguir:

  • Criou o 1º lactário de Petrolina, na década de 40;
  • Construiu e instalou a 1ª creche de Petrolina, em 1967, atendendo crianças de seis meses a sete anos em situação de precariedade socioeconômica;
  • Interiorizou o atendimento médico na região, através da criação de maternidades rurais;
  • Aperfeiçoou a assistência à saúde, através da instalação de vários equipamentos de diagnóstico (raios-X, ultrassonografia, endoscopia, eletrocardiografia, eletroencefalografia e laboratório de análises clínicas e mamografia);
  • Construiu e instalou a primeira unidade de quimioterapia da região, em 1998;
  • Implantou o Hospital Dom Tomás, especializado no atendimento a pacientes portadores de neoplasias malignas em 2017.

Consolidação e Reconhecimento

Em seus 74 anos de história a Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância, através de suas unidades, desenvolve serviços nas áreas de saúde, promovendo a prevenção e realizando assistência ao portador de neoplasia maligna de Petrolina e cidades circunvizinhas de Pernambuco, Bahia e Piauí, abrangendo um universo estimado em 2 milhões de habitantes.

O “Guia da Filantropia”, da Kanitz & Associados, de São Paulo, classificou a APAMI no ano de 2000 como a 4ª maior entidade filantrópica de Pernambuco, a maior do interior do Estado e 155ª em todo o Brasil.

Em dezembro de 2001 a revista “Veja”, em edição especial denominada “Guia para Fazer o Bem”, cita a APAMI entre as 430 entidades que merecem a contribuição em bens e serviços da população.

No ano de 2002 foi distinguida com o “VI Prêmio Bem Eficiente” às entidades filantrópicas que se destacaram entre as mais bem administradas do país, segundo critérios internacionais de avaliação, classificada como a 3ª do estado de Pernambuco e 31ª em saúde, no país.

Em 2005 e 2006, foi escolhida pela classe médica de Petrolina para participar do projeto “Uma dose de vida ao Aché”, do Aché Laboratórios, conseguindo ser contemplada para a execução do referido projeto.

Com recursos da comunidade através do telemarketing, parcerias de empresas e apoio da classe política, implantou o Hospital Dom Tomás e instalou diversos serviços, ampliando a assistência aos pacientes.

Tais manifestações são verdadeiros atestados de idoneidade, responsabilidade e eficiência que em boa hora vêm aquecer e estimular a corrente de profissionais e voluntários dedicados a APAMI.

Outrossim, reconhecendo o seu papel na promoção da qualidade de vida da população local, bem como a necessidade de interlocução com os demais atores sociais para a construção de uma sociedade mais democrática e efetivação da cidadania, a APAMI compõe, na qualidade de membro efetivo, o Conselho Municipal de Saúde, o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho de Assistência Social, em Petrolina. É também filiada à FEHOSPE (Federação dos Hospitais de Pernambuco).

Unidades Operacionais e de Funcionamento

  1. Laboratório de Análises Clínicas Dr. Izaías
  2. Central de Diagnósticos
  3. Hospital Dom Tomás
  4. Telemarketing
  5. Movimento de Combate ao Câncer

Principais Objetivos/ Desafios

  • Concluir as outras etapas do Hospital Dom Tomás, aumentando o número de leitos e de serviços.
  • Ampliar as parcerias governamentais e não-governamentais, especialmente no que tange à captação de recursos financeiros;
  • Estimular e participar ativamente na definição de uma política municipal e regional de prevenção, combate e controle do câncer.

Necessidades

  • Doações de remédios, equipamentos, alimentos, móveis e utensílios;
  • Recursos financeiros para a sua manutenção, aperfeiçoamento dos serviços existentes e ampliação de suas ações;
  • Estabelecimento de convênios e parcerias, para captação de recursos, atuação compartilhada, intercâmbio técnico-científico, dentre outros.

Desafio: A Radioterapia

O mais novo projeto é a implantação da radioterapia, já em andamento com a parceria do Ministério da Saúde. É o único serviço que falta para a consolidação do tripé da assistência oncológica (quimioterapia, cirurgia e radioterapia), evitando que os pacientes busquem tratamento fora de domicílio (TFD).

Com a radioterapia o Hospital Dom Tomás estará cumprindo sua missão de ser um grande Centro de Alta Complexidade em Oncologia, prestando um dos mais difíceis, delicados e necessários serviços de saúde. Hoje, o HDT é um hospital filantrópico com o objetivo principal de salvar vidas e restituir aos seus pacientes uma boa qualidade de vida. Sua conclusão é um chamamento a todos que considerem esta causa justa e digna de colaboração.

Missão, visão e valores

Missão

Dentro do perfil assistencial do Hospital Dom Tomás, oferecer ao portador de câncer a melhor experiência do cuidado multidisciplinar, com abordagem profissional que valorize as melhores opções técnico científicas aliadas ao acolhimento e apoio para os pacientes e seus familiares.

Visão

Ser reconhecida nacionalmente pela qualidade da assistência oncológica prestada no Vale do São Francisco, com sustentabilidade econômica e social.

Valores

  • Humanização do cuidado
  • Ética nos relacionamentos
  • Valorização dos colaboradores
  • Busca pela excelência / melhoria contínua
  • Responsabilidade socioambiental
  • Prover conhecimento sobre o câncer.

Diretoria Gestão 2020-2024

Presidente

MARIZA CASTELO BRANCO ARAUJO COELHO

Vice-presidente

FLÁVIO JOSÉ GOMES CABRAL

Primeiro Tesoureiro

ALEXANDRE JOSÉ DE SÁ ARAÚJO

Segundo Tesoureiro

DIOGO LIMA

Primeiro Secretário

MARIA DO CARMO BAHIA CABRAL

Segundo Secretário

ELI RENÊ MENDES MIRANDA

Conselho Fiscal

Titular: ERIKA STREET COELHO

Titular: MARIA GENOVEVA ARAUJO DE SOUZA COELHO

Titular: ILKA AZEVEDO BARBOSA MENDES

Suplente: ZENILDO DE ARAUJO COELHO

Suplente: ADALBERTO PEREIRA E SILVA

Órgãos da administração

Conselho Gestor

– Dr. ALAN DE SOUZA RIBEIRO – CRM/PE 19.907 – ONCOLOGISTA CLÍNICO RQE Nº 2696 (Diretor Técnico)

– IZABEL CRISTINA DOS SANTOS – COREN/PE 166169 (Gerência de Atenção à Saúde)

– ANTONIO DION BARBOSA DE AMORIM (Gerência Administrativa e de Relacionamento Institucional)

– JUSSIANE CAVALCANTI ALENCAR (Gerência Operacional e de Desenvolvimento)

– MARIANA SOUTO MAIOR (Gerência Financeira)

– DR. AUGUSTO DE SOUZA COELHO (Procurador Da Presidência)

– DR. LUIZ GUSTAVO MENDES – CRM/PE 8535 (Assessoria Técnica)

CONTABILIDADE (TERCEIRIZADA):

CONAP – Contabilidade, Administração e Processamento

CONTADOR: Richard Christie de Oliveira Motta – CRC Nº PE-019514/0-8

AUDITORIA INDEPENDENTE:

Veeck & Cia – Audirores –  CRC-CE Nº 273 – CNPJ nº 63.376.180/0001-20

Auditor: Pedro Veeck Neto – CRC Nº CRC-PE nº 010307/O-T-1-CE-S-PE

 

Competência dos Órgãos Integrantes da entidade

Compete ao Diretor Presidente: 

I – Convocar e presidir as reuniões da Diretoria e das Assembléias Gerais, com voto de desempate;

II – Representar a APAMI ativa e passivamente em juízo e fora dele, bem como nas relações com terceiros, podendo para tal fim, constituir mandatário;

III – Autorizar as despesas, visar documentos da Tesouraria, passar recibos e dar quitações, em conjunto com o 1º Tesoureiro, ou outro membro da Diretoria;

IV – Rubricar os livros-caixa de donativos e de registro de associados;

V – Firmar acordos, contratos, convênios e documentos de responsabilidade da APAMI, com anuência da Diretoria e membros do Conselho Fiscal;

VI – Movimentar contas e recursos da APAMI, em conjunto com outro membro da Diretoria;

VII – Apresentar anualmente, por ocasião da Assembléia Geral Ordinária, Relatório das Atividades da APAMI do exercício anterior;

VIII – Receber ou autorizar que sejam recebidos quaisquer auxílios ou subvenções oriundas tanto de entidades públicas, autárquicas ou particulares;

IX – Contratar, dispensar e autorizar afastamento de funcionários, bem como designar pessoas para ocupar cargos, funções ou comissões de trabalho de acordo com as necessidades da APAMI;

X – Nomear e constituir Agentes Executivos e Procuradores;

XI – Elaborar o Plano de Trabalho Anual da APAMI, em conjunto com os membros da Diretoria;

 

XII – Fazer delegações de competência aos Diretores, Chefes de Serviços e funcionários, quando se fizer necessário. 

Compete ao Vice-Diretor Presidente:

I – Auxiliar o Presidente nos seus encargos, substituindo-o em suas faltas ou impedimentos. 

Compete ao 1º Secretário:

I – Secretariar reuniões e assembléias;

II – Lavrar as atas das reuniões da Diretoria e das Assembléias Gerais;

III – Promover a divulgação dos serviços da APAMI, objetivando sua integração na comunidade;

IV – Redigir toda a correspondência que lhe for confiada;

V – Apresentar ao Presidente, em tempo hábil, todos os documentos que devam ser assinados; VI- Responsabilizar-se pelo zelo e guarda
de toda documentação da Entidade;

VII- Organizar e manter atualizado o cadastro dos associados da APAMI.

Compete ao 2º Secretário: 

I – Auxiliar o 1º Secretário e substituí-lo em suas ausências ou impedimentos.

Compete ao 1º Tesoureiro:

I – Supervisionar a receita e a despesa, procurando convergir recursos da comunidade, para serviços da APAMI;

II – Visar as autorizações de despesas feitas pelo Presidente, passar recibos e dar quitações, sempre em conjunto com o Presidente;

III – Assinar convênios, contratos e documentos de responsabilidade da APAMI, sempre em conjunto com o Presidente, ou na sua ausência pelo vice-presidente;

IV – Elaborar prestação de contas e balancetes semestrais para apreciação do Conselho Fiscal; V – Escriturar o Livro Caixa;

VI – Apresentar nas reuniões de Diretoria, do Conselho Fiscal e nas Assembléias Gerais, posição financeira da APAMI;

VII – Manter todo o numerário em estabelecimento bancário;

VIII – Organizar e manter o cadastro dos bens patrimoniais da APAMI.

Compete ao 2º Tesoureiro: 

I – Auxiliar nos serviços da Tesouraria, bem como substituir o 1º Tesoureiro em suas faltas ou impedimentos.

Compete ao Conselho Fiscal:

– Examinar, a qualquer tempo, os livros de escrituração e demais documentos da APAMI, devendo o Presidente fornecer-lhe todas as informações necessárias ao bom desempenho de suas funções;

II – Examinar o inventário, analisando o balanço geral, o balancete semestral e todas as demais contas da APAMI apresentadas pelo Tesoureiro, opinando a respeito;

III – Apresentar relatórios de receitas e despesas, sempre que forem solicitados;

IV – Auditar, fiscalizar e opinar sobre as contas da APAMI;

V – Examinar e emitir parecer sobre o Plano Anual de Trabalho e o Relatório de Atividades apresentado pelo Presidente, por ocasião da Assembléia Geral Ordinária;

VI – Verificar a legalidade da aplicação dos Recursos Financeiros da APAMI;

 

VII – Reunir-se extraordinariamente, quando convocado pela Diretoria, ou por um quinto dos associados, com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas, para deliberar sobre matéria de sua competência.

 

Especialidades Médicas

  • Oncologia clínica e Onco-pediatria;
  • Cirurgia;
  • Hematologia;
  • Mastologia;
  • Urologia;
  • Cabeça e pescoço;
  • entre outros.

Dispõe de equipe multidisciplinar especializada em enfermagem, nutrição, assistência social, psicologia, fisioterapia.

Exames

Oferece uma gama de exames laboratoriais e exames de imagens como: tomografia computadorizada, raios x, mamografia, endoscopia, ultrassonografia, eletroencefalografia, eletrocardiografia, entre outros.

Convênios

  • Unimed Vale do São Francisco

  • Prefeitura de Afrânio

  • Curtume Moderno

  • Bliserv

  • Supermercado Regente

  • Cínica do Rim

  • Fazenda Vale das Uvas, Labrunier e Orgânica

  • Agrivale

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