Atualizado em 26 dezembro, 2022 às 3:36:47

Unidades

Hospital Dom Tomás

O Hospital Dom Tomás (HDT), teve como antecedente a instalação do Centro de Oncologia Dr. Muccini, unidade ambulatorial de câncer, criado em 1998. Anos depois, em 2002, o HDT foi idealizado para ser construído no terreno da Av. José Maniçoba, no centro de Petrolina-PE, mas os sucessivos entraves burocráticos com os órgãos públicos adiou sua implantação. Em 2014, sua edificação, enfim, foi iniciada, desta vez em um novo local, na Rua Visconde de Mauá, no bairro Gercino Coelho. Em 2017 teve sua primeira etapa concluída e nesse mesmo ano iniciou seus primeiros atendimentos à população beneficiária. De lá para cá, tem-se empreendido esforços e grandes investimentos em obras, para se oferecer novos serviços. Atualmente, o HDT dispõe de 21 leitos de enfermaria, 2 salas cirúrgicas e uma UTI com 10 leitos. Estão em fase adiantada de construção mais 44 novos leitos no terceiro andar. Em dezembro de 2022, foi iniciada a grande obra da radioterapia, que tem prazo de 1 ano para ficar pronta.

O HDT presta assistência multiprofissional a pacientes portadores de neoplasias malignas. Para isso, dispõe de uma equipe composta por médicos oncologistas, clínicos gerais, onco-pediatra, geriatra, onco-hematologista, mastologista, cirurgiões e outras especialidades, além de enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, farmacêuticos e psicólogos, entre outros.

Além da quimioterapia antineoplásica, na unidade de saúde também são realizadas hormonioterapia, imunoterapia, aplicação de medicamentos modificadores da resposta biológica como os inibidores de osteólise e os estimulantes de crescimento de colônias de granulócitos.

O HDT objetiva atacar o câncer também através da prevenção, efetivando a proposta máxima da Organização Mundial de Saúde. Em parceria com entidades afins e locais, participa constantemente de campanhas de esclarecimento sobre os tipos de câncer mais comuns na região, como mama, pele e próstata.

Central de Diagnósticos

Fundada em agosto de 1990, a Central de Diagnósticos tem desempenhado importante missão junto ao município de Petrolina, oferecendo à população exames de imagens, como: tomografia computadorizada, ultra-sonografia, eletrocardiografia, eletroencefalografia, endoscopia, colonoscopia, raio x e mamografia. É uma unidade filial de apoio ao Hospital Dom Tomás, exercendo papel na redução da morbimortalidade por câncer em geral, disponibilizando acesso aos usuários SUS para diagnóstico precoce.

Laboratório Dr. Izaías

Fundado em dezembro de 1994, seu nome faz homenagem ao médico Dr. Izaías Coelho. É unidade filial muito importante de apoio ao Hospital Dom Tomás, e que também atua como parceiro do Gestor Local, realizando exames aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Na unidade são realizados os seguintes exames: hematologia (hemograma completo, contagem diferenciada e de plaquetas), bioquímica (glicose, uréia, creatinina, colesterol, amilases, proteínas totais e frações, dentre outros), imunologia (látex, ASO e PCR), microbiologia e parasitologia, e muitos outros exames, que são tericerizados.

Telemarketing

Com o objetivo de captar recursos para apoiar os trabalhos do Hospital Dom Tomás em prol dos pacientes de Câncer, a Entidade implantou uma central de Telemarketing. Desde 2003 essa unidade busca doações junto às pessoas físicas e jurídicas de diversos municípios da região. É uma equipe composta de 25 pessoas, que trabalha em dois turnos. As doações podem ser feitas via depósito, cartão de crédito, pix, boleto ou diretamente junto ao doador no seu endereço.

Para doar acesse aqui.

Movimento de Combate ao Câncer (MCC)

O Movimento de Combate ao Câncer foi criado em 1999 para ser uma unidade de voluntariado parceira da Apami. Entre seus objetivos estão: a) prestar assistência gratuita ao doente de câncer, carente; b) conscientizar e motivar a população para a luta contra o câncer, visando especialmente a sua prevenção; c) auxiliar as obras do Hospital de Câncer, ajudando a equipá-lo. Entre suas ações estão a de arrecadar fundos através de confecção de artesanato, realização de feiras e bazares. Sua principal fonte de renda, entretanto, tem sido a festa do “Forró do Beco”, maior evento solidário que entrou no calendário junino da região. Com esses recursos a entidade consegue custear o tratamento complementar dos pacientes de câncer, disponibilizando medicamentos auxiliares que não são cobertos pelo SUS.

Pular para o conteúdo